Pois bem, na Segunda-feira, a professora contou-nos uma história que se tinha passado há 100 anos atrás.
Parece que antigamente éramos governados pelo regime dos Reis. A isso, chamamos MONARQUIA.
O povo estava descontente, porque numa monarquia quando o Rei morre, sucede o príncipe. Os títulos ficam sempre na mesma família. E o Rei também podia enlouquecer, ou ficar doente, ou decidir coisas que fizessem mal ao país, ou ser muito mau para o povo, ou ...
Tudo isto poderia acontecer com um governante qualquer, mas achava-se que governando de maneira diferente, era o melhor caminho.
A essa maneira diferente de governar, chamamos REPÚBLICA.
As repúblicas têm dirigentes eleitos por períodos de tempo mais curtos, e o controlo do poder parecia mais eficaz.
Por tudo isto, grupos de pessoas, que gostavam que o governo fosse republicano, foram-se revoltando e acabaram por conseguir terminar com a monarquia e implantar a República.
No dia 5 de Outubro de 1910, nos Paços do Concelho, ou seja na Câmara Municipal, em Lisboa foi anunciado em voz alta, a IMPLEMENTAÇÃO DA REPÚBLICA.
O último rei foi D. Manuel II que partiu para Inglaterra com a restante família real e o primeiro presidente foi Teófilo Braga, mas foi apenas presidente do Governo Provisório.
Nas eleições, como primeiro Presidente de Portugal ficou Manuel de Arriaga.
Depois de percebermos porque é que no dia 5 de Outubro é feriado, fizemos um texto no caderno e pintámos a bandeira de Portugal!
Que ...
ResponderEliminar